Experiência profissional

.jpg)
01.
Divisão de Psicologia Aplicada Profa. Isabel Adrados (UFRJ)
Estagiária na clínica-escola do curso de Psicologia da UFRJ, oferecendo atendimento clínico às comunidades interna e externa à Universidade na modalidade de Psicanálise. Supervisionada pela Profa. Dra. Vera Lopes Besset.
02.
Iniciação científica - UFRJ
Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) na graduação em pesquisa titulada "Corpo e clínica psicanalítica: usos e funções da dor", coordenada pela Profa. Dra. Vera Lopes Besset (UFRJ), psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise do Campo Freudiano (EBP-ECF) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).
03.
Instituto de Estudos da Complexidade (IEC)
Psicóloga na IEC até 2018. Associação Civil sem fins lucrativos de caráter nacional e internacional, com sede na cidade do Rio de Janeiro. A instituição visa o estudo, a pesquisa e dedica-se ao projeto de Clínica Social de Psicanálise.
04.
MHR – Psicólogos e saúde associados
Psicóloga clínica
Atendimento individual em psicanálise. A MHR é uma empresa que tem como objetivo trabalhar com equipe multidisciplinar em prol da saúde psíquica. Atendimento particular e por plano de saúde. (Atividade encerrada)
05.
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB)
- Bolsista de iniciação científica (UFRJ/CNPq) durante a graduação na pesquisa titulada "'O contador de estórias ferido' : um mapeamento de narrativas de adoecimento e superação de portadores de transtorno mental severo e o seu uso potencial no ensino de psicopatologia", coordenada pelo Prof. Dr. Octavio Domont de Serpa Junior. Colaboradora do grupo "A Voz dos Usuários: Experiências e Superações" composta por pacientes do Hospital Dia, psicólogos, estagiários e o Prof. Dr. Octavio Serpa.
​
- Especialização em Clínica Psicanalítica no IPUB / UFRJ (Pós-graduação Lato Sensu). Trabalho de conclusão titulado "Depressão na neurose: entre desejo e gozo".
Atuação: atendimento clínico ambulatorial; plantão nas enfermarias do Instituto envolvendo atendimento e acompanhamento pontual de pacientes internados; supervisões clínicas e aulas.
​
- Pesquisa - Momento inicial da pesquisa titulada "Núcleo de Pesquisa: Psicanálise, Segregações e Identidades" cujo objetivo é investigar a desinserção social e seus efeitos na atualidade. Orientação da Profa. Dra. Cristina Frederico no IPUB/UFRJ.
06.
Pocket curso - Nietzsche: mulheres e o feminismo
Curso que desperta antigo flerte que tenho coma filosofia desde antes da graduação e que, aos poucos, pretendo estabelecer articulações com a psicanálise visto que tanto Freud quanto Lacan dialogam com os filósofos, mesmo que para estabelecer diferenças com a prática psicanalítica. Neste curso, a Profa Dra Isadora Petry, Doutora em Filosofia pela Unicamp/FAPESP, trouxe as autoras Lou Andreas-Salomé, Luce Irigaray e Judith Butler para abordar o amor, o feminino, a
sexualidade em Nietzsche. assim como o Feminismo e Transvaloração.
07.
Escola Brasileira de Psicanálise - Rio
- Cartelizante, de 2020 a 2022, em cartel dedicado à leitura do livro “Perspectivas dos Escritos e Outros escritos de Lacan: Entre desejo e gozo” relativo ao curso de Miller - "Coisas de fineza em psicanálise" - no ano letivo de 2008-09. Leitura e estudo que resultou em apresentação de trabalho a respeito da questão da felicidade em psicanálise titulado "A fineza da felicidade: entre desejo e gozo" em Jornada de Cartéis da EBP-Rio em 2022.
- Cartelizante, de 2022 a 2025, em cartel formado por quatro psicanalistas e um membro da Escola Brasileira de Psicanálise.
O cartel se destinou a estudar a neurose obsessiva no ensino de Freud e Lacan, inicialmente com ênfase na neurose obsessiva no feminino, mas com desdobramentos importantes para pensar tanto a neurose no contemporâneo como no último ensino de Lacan. Sempre alinhados com as questões clínicas. Apresentação de trabalho na Jornada de Cartéis da Seção-Rio da Escola Brasileira de Psicanálise, 2025, "Ao final do cartel,
o caso que o anima".
- Em 2024, apresentação de trabalho e participação na comissão organizadora das 31as Jornadas Clínicas da EBP-Rio e ICP-Rj com foco em mídia e divulgação do evento. Participou este ano, também, da comissão organizadora do XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que contou com a participação da psicanalista convidada Christiane Alberti, atual presidente da Associação Mundial de Psicanálise, França.
​
- Cartelizante, em 2024, em cartel formado por quatro psicanalistas e um membro da Escola Brasileira de Psicanálise. Este ano, dedicamo-nos a estudar o tema e o seminário de Jacques Lacan do próximo Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que acontecerá em São Paulo nos dias 08, 09 e 10 de Novembro, 2024. O tema será "Os corpos aprisionados pelo discurso …e seus restos", inspirado no último capítulo do Seminário 19 de Lacan, "...Ou Pior".
​​
- Apresentação de trabalho nas 31as Jornadas Clínicas da Escola Brasileira de Psicanálise Rio, 2024. Titulado "Da pornografia à parceria com o Outro".
​
- Em 2025, partícipe da comissão organizadora das 32as Jornadas Clínicas da EBP-Rio e ICP-RJ com foco em mídia e divulgação do evento.
​
​
08.
Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro, ICP-RJ
- Ciclo Introdutório - Os Princípios da Clínica Psicanalítica.
Local: Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro, ICP-RJ, Brasil.
​
​- Ciclo: Textos Fundamentais. Duração de três anos; tem o objetivo de propiciar o acesso a conceitos que ordenam a experiência analítica, a partir de uma leitura de textos de Lacan e de Freud, no contexto da orientação lacaniana estabelecida por J.-A Miller. Turma 2018.
​
- Participação na Comissão de Mídia, Divulgação e Publicação do Instituto - de 2021 a 2025. Enquanto Comissão, publicamos dois livros dos quais, no segundo, participo enquanto autora de um dos capítulos titulado "Transmissão, Instituto e Escola".
​
- Curso livre semestral, administrado pelo membro da EBP/AMP Prof Dr Marcus André Vieira (PUC), intitulado "Fazer análise: os gestos da clínica lacaniana". Trabalhamos elementos importantíssimos da prática clínica sob orientação lacaniana, desde a recepção daqueles que buscam por atendimento a partir de sua angústia, até o que se fala e o que se lê. Deitar (ou não) no divã, a interpretação e o corte também foram elementos discutidos.
​
- Participação no Núcleo de pesquisa de Topologia do ICP-RJ desde 2022. O Núcleo é coordenado por membros da EBP Rio e se propõe a examinar as diferenças entre os regimes de gozo e o regime do desejo, levando-se em consideração a lógica da fantasia, dentre outros tratamentos e aparelhamentos do desejo e do gozo.
Dentre as manifestações na clínica atual, estão as anorexias, as escarificações, as bulimias, as adições, compulsões e outras.
09.
Curso livre - Filosofia, Cultura e Política
Breve curso titulado "Psicanálise e Racismo: Leituras Brasileiras" ministrado pelo professor Ernani Chaves, Professor Titular da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Abordamos três grandes autoras para explorar as raízes do racismo brasileiro, seu mecanismo de negação e a psicologia da opressão. São elas - Lélia Gonzalez, Neusa Santos Souza e Andrea Guerra.
10.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Pós-graduação Lato Sensu em "Filosofia, Psicanálise e Cultura" com previsão de término em 2025. Instigada pela interseção entre Psicanálise e Filosofia, o que aproxima e diferencia esses campos do saber, busco não apenas investigar a influência mútua, mas abordar temas e autores atuais. A sociedade contemporânea traz novos semblantes e desafios para a clínica e nos convida a elaborar acerca dos novos sintomas e questões que assolam a existência.
11.
Formações Clínicas do Campo Lacaniano - RJ, FCCL - RJ, Brasil.
Curso de extensão Freud e Lacan - As psicoses na infância e na adolescência.
Graduada em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduada em "Clínica Psicanalítica" pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Ciclo fundamental concluído pelo Instituto de Clínica Psicanalítica associado à Escola Brasileira de Psicanálise. Pós-graduanda em "Filosofia, Psicanálise e Cultura" pela PUCPR.
Intrigada pela teoria psicanalítica, dedicou grande parte de sua formação ao estudo e
à prática clínica a partir da Psicanálise, abordando diferentes aspectos enigmáticos para o sujeito como o corpo, a melancolia, a depressão, a dor, os excessos, além da área da saúde mental.
Veja abaixo algumas experiências do meu percurso ao buscar aperfeiçoamento da prática, da escuta e das mais diversas articulações entre teoria psicanalítica, outros campos do saber e os temas que nos intrigam no contemporâneo.